Estratificação de Solo

ESTRATIFICAÇÃO DE SOLO

É a divisão do solo em camadas, determinando suas   resistividades e respectivas profundidades. Os solos, em sua maioria, não são homogêneos e sim formados por diversas camadas de resistividades diferentes. Essas camadas são normalmente horizontais e paralelas à superfície do solo. Devido às falhas geológicas existem casos em que elas se apresentam verticalmente e até inclinadas, porém, como estes casos são raros, os estudos apresentados para a pesquisa do perfil do solo consideram as camadas aproximadamente horizontais.


Quando está projetando um sistema de aterramento, é necessário pensar na resistividade do solo local, onde há a necessidade de se utilizar um valor equivalente que represente a situação do solo ao qual o elétrodo estará conectado, ou seja, por onde o elétrodo deve fazer escoar correntes de falta, de desequilíbrio ou provenientes de surtos.

Os Laudos devem ser elaborados sob a responsabilidade de engenheiros e arquitetos legalmente habilitados pelos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia CREA e CAU- Conselho de Arquitetura e Urbanismo de acordo com a Lei Federal 5194 de 21/12/1966 e resoluções do CONFEA, e LEI Federal 12.378 de 31/12/2010.

Fale com a nossa equipe:
 (11)  3578 1818  |       (11) 947 777 299 |  certenge@certenge.com.br    
Receba nossa Newsletter
  • Instagram - Cinza Círculo
  • Facebook
  • LinkedIn - círculo cinza

© 2019 Certenge . Criação: seu Suporte